quinta-feira, 4 de setembro de 2008

O nascimento divino de Ganesha

O NASCIMENTO DIVINO DE GANESHA

Um dia Parvati estava em casa no Monte Kailash se preparando para tomar banho. Como ela não queria ser perturbada , ela falou a Nandi, o touro de seu marido Shiva, para guardar a porta e não deixar ninguém passar. NAndi fielmente tomou seu posto, com a intenção de cumprir o desejo de Parvati. Mas quando Shiva voltou para casa e naturalmente quis entrar, Nandi teve que deixá-lo passar, por ser leal primeiro a Shiva. Parvati ficou co raiva deste deslize, mas mais do que isso, co o fato de não ter ninguém tão leal a ela quanto Nandi era leal a Shiva. Então, retirando a pasta de açafrão de seu corpo e insuflando vida nela, ela criou Ganesha, declarando que ele seria seu próprio filho leal.

A próxima vez que Parvati quis se banhar, ela colocou Ganesha de guarda na porta. Nisso, Shiva voltou para casa apenas para encontrar este estranho menino dizendo a ele que não poderia entrar em sua própria casa! Furioso, Shiva ordenou seu exército que destruísse o menino, mas todos falharam devido ao tamanho poder que Ganesha possuía, sendo filho da Deusa em pessoa!

Isto surpreendeu Shiva. Vendo que este não era um menino comum, o sempre pacífico Shiva que teria que lutar com ele, e em sua fúria Divina decepou a cabeça de Ganesha, matando-o instantaneamente. Quando Parvati soube disso ela ficou tão enfurecida e ofendida que decidiu destruir toda a criação. Senhor Brahma, sendo o criador, naturalmente tinha seus interesses nisto e pleiteou que ela reconsiderasse seu plano drástico. Ela disse que poderia reconsiderar, mas somente sob duas condições: 1ª que Ganesha fosse trazido de volta à vida e 2ª que fosse adorado antes de qualquer Deus por toda a eternidade.

Shiva, já tendo se acalmado e entendido o seu erro, concordou com as condições de Parvati. Ele mandou Brahman de volta com a ordem de trazer a cabeça da primeira criatura que cruzasse seu caminho que estivesse olhando para o norte. Brahman rapidamente voltou com a cabeça de um elefante forte e poderoso, que Shiva colocou no corpo de Ganesha. Insuflando nele nova vida, ele declarou GAnesha seu filho e deu a ele o status de ser o principal entre os Deuses e o líder de todas as Ganas (classe dos seres) .

À primeira vista esta história parece um conto que podemos contar as nossas crianças, ou uma mitologia sem nenhum significado real. Mas, seu verdadeiro significado místico é velado. Ele nos diz:

PArvati é a forma da Devi, a Parashakiti (energia Suprema). No corpo humano ela reside no muladara chacra como Kundalini shakti. È dito que quando nos purificamos, nos livrando das impurezas que nos acorrentam , então automaticamente o senhor vem. Daí porque Shiva , O supremo senhor, veio sem ser anunciado enquanto Parvati estava se banhando.

Nandi, o touro de Shiva, que PArvati primeiro designou para guardar a porta representa o temperamento divino. Nandi é tão devotado a Shiva que todos os seus pensamentos são para ele e ele pode facilmente reconhecer o senhor assim que ele chega. Isto mostra que a atitude do aspirante espiritual é o que permite acesso à morada da Devi (Kundalini Shakti) Primeiro deve-se desenvolver esta atitude de devoto antes de esperar se tornar qualificado para obter os mais altos tesouros espirituais que Devi sozinha nos garante.

Depois que Nandi permitiu Shiva entrar, Parvati pegou pasta de açafrão de seu corpo e com ela criou Ganesha. Açafrão é a cor associada com o chacra muladara aonde reside a Kundalini e Ganesha é a Deidade que guarda este chacra. Devi precisou criar Ganesha, que representa a consciência material, como uma armadura para proteger o segredo divino das mentes que ainda não estão amadurecidas. É quando esta consciência começa a dar as costas para as coisas do mundo, e se voltar para o Divino, como Nandi fez, que o grande segredo é revelado.

Shiva é o Senhor e Supremo Professor. GAnesha aqui representa o Ego acorrentado, Jiva. Quando o senhor vem, Jiva, cercado pela nuvem escura do ego, usualmente não o reconhece, e pode até terminar brigando ou discutindo com Ele! Por causa disto , é dever do Senhor, na forma do Guru, cortar a cabeça de nosso ego. Entretanto, tão poderoso é este ego, que as primeiras instruções do Guru podem não adiantar, como o exército de Shiva, falhou ao subjugar Ganesha. Geralmente é preciso uma abordagem mais incisiva, mas , o Guru compassivo em sua sabedoria acha sempre o caminho.

Devi ameaçou destruir toda a criação após saber sobre a morte de Ganesha. Isto demonstra que quando o ego realmente morre, o Jiva liberado perde o interesse neste veículo físico temporário, o corpo e começa e imergir no Supremo. O mundo físico é aqui representado pela Devi. Esta impermanente e mutável criação é a forma da Devi, á qual este corpo pertence; o imutável Absoluto é Shiva, ao qual a Alma pertence. Quando o ego morre, o mundo externo, que depende do ego para sua existência, desaparece com ele. É dito que quando queremos saber os segredos deste mundo, que é a manifestação da Davi, nós devemos receber as bênçãos de Ganesha.

Shiva, restaurando a vida de Ganesha e substituindo sua cabeça com a de um elefante, significa que antes de poder deixar este corpo, o Senhor primeiro substituirá nosso pequeno ego com um grande ego, ou um ego Universal. Isso não significa que ficaremos mais egoístas. Ao contrário, nós não nos identificaremos mais com o ego individual e limitado, mas com o Ego universa. Desta forma nossa vida é renovada nos tornando alguém que pode verdadeiramente beneficiar a Criação. É somente um ego funcional, como os que Krishna, Cristo e Buddha tinham. É como uma corda fina amarrando Consciência liberada ao nosso mundo, somente para o nosso benefício
Vinaya Caturthi, o aniversário do Senhor Ganesha, havia sido celebrado no dia anterior. Se alguém olhar para a lua neste dia, isso é considerado um mau omen (mau agouro)
Uma nova brahmacharini do ashram havia olhado para a lua naquela noite. Ela estava preocupada sobre o que havia sido dito a ela, assim, decidiu perguntar a Amma.
“Nós somos o caturthi”, disse Amma. “Quando há ódio, ciúmes, mágoa, desejo etc. em nossos pensamentos, palavras e atos, nós nos tornamos à lua de caturthi para os outros. Precisamos remover essas negatividades."
A Amma então contou à história que envolve a celebração, sobre a qual receber a lua de caturthi não traz bons prenúncios. No caturthi (quarto dia) da quinzena luminosa do mês de Bhadrapada, o Senhor Ganesha estava cavalgando em sua montaria, o rato. Durante a viagem, ele repentinamente caiu. A lua de caturthi estava olhando e quando viu a queda de Ganesha, riu. Ganesha então amaldiçoou a lua de caturthi.
Amma em seguida explicou o simbolismo por detrás da história. O Senhor Ganesha representa um ser perfeito, um mestre espiritual, disse Amma. A razão pela qual ele cavalga num rato é que o rato é como a mente humana - nunca pode ficar quieta; Está sempre se movendo prá lá e prá cá, torcendo o nariz, etc. Um mestre espiritual é alguém que controla a mente. Este é o símbolo de Ganesha cavalgar um rato. A lua é também símbolo da mente - o total das mentes das pessoas ignorantes do mundo. As pessoas do mundo nunca compreendem os mestres espirituais, disse Amma. Quando os mestres vêm a este mundo falando sobre a Verdade, eles sempre zombam.
“Na vida espiritual precisamos ir além da mente", Amma disse a brahmacharini. “Não devemos nos preocupar com coisas como omens ruins (maus agouros). Quando temos ódio, ciúmes, desejo etc. – estes são nossa lua de caturthi.”
“Se rimos ou choramos, não importa, os dias vão passar. Como bramacharis vocês devem estar completamente focados na realização do Ser superior e em servir à sociedade. Vocês não devem se preocupar sobre vida familiar, com casar e criar filhos. Vocês devem tentar ir além da felicidade e dos sofrimentos, da falha e do sucesso. Quando a morte vier, devemos ser capazes de acolhê-la com felicidade, sem derramar lágrimas.”
Simbolismo:
Cabeça: indica sua capacidade intelectual e a firme dedicação ao estudo das Escrituras. As grandes orelhas indicam que esse Conhecimento é para ser escutado de um Mestre.

Tromba: indica a perfeição da capacidade discriminativa , pois com ela o elefante tanto colhe uma flor como derruba e carrega consigo uma árvore. De forma semelhante, o Sábio lida com questões grandes e pequenas, mundanas, espirituais ou íntimas com a mesma versatilidade e destreza.

Tridente: indica que é filho de shiva

Os braços: Na Sua mão superior direita uma machadinha, o Senhor dos Obstáculos (3) - decepa os apegos aos objetos como fontes de felicidade.
E na superior esquerda um laço: Com o laço, Ele prende a atenção de seus devotos na Verdade, a Realidade Infinita que é a Sua própria natureza.A outra mão direita abençoa com prosperidade e destemor. Por último, a mão esquerda inferior do Senhor oferece modaka, um doce de leite e arroz que representa a satisfação e a plenitude advinda desse caminho de disciplina e poesia que é o Autoconhecimento.

Barriga: A grande barriga do Senhor Ganesha mostra sua capacidade prodigiosa de "digerir" as situações, sempre crescendo e se engrandecendo com as experiências, sejam elas auspiciosas ou não.

Rato: Aos pés do Senhor, encontramos um ratinho. Mesmo sendo um animal muito voraz, "freqüentemente roubando mais do que pode comer e estocando mais do que consegue lembrar", o rato contempla a Imensa Presença do Glorioso Senhor da Cabeça de Elefante. Esse rato é o ego e seus desejos, que não avança mais sobre os objetos ao seu redor, pois adquiriu a visão de uma Realidade mais Elevada.

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